sábado, 28 de dezembro de 2013

Ser Cristão é andar...

Na contramão do mundo.

“Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: "Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer". Dn 3:16-18

O que poderia ter levado esses jovens a tomar uma decisão tão forte, que mudaria para sempre suas vidas? Como explicar essa decisão se esses jovens estavam tão bem com o re e financeiramente, em saúde, em status (pois eram administradores da província da Babilônia). Porque uma decisão tão contundente?
Lembro-me que um pastor, certa vez, contou que um membro de sua igreja o questionou, sobre o sermão, que falava da batalha, constante, contra nosso adversário, o diabo. E esse membro dizia: “Pastor, discordo do seu sermão. Pois nunca bati de frente com o inimigo, nunca o encontrei.” Ao qual o pastor respondeu: “Nunca o encontrou porque você está na mesma direção dele.”
Meu Deus ajude-me! Precisamos, como servos do Senhor, estar atentos, para não caminharmos na mesma direção de nosso adversário.

Mas quem eram aqueles jovens que estavam na contramão do mundo? A bíblia nos diz que, quando Judá foi sitiada por Nabucodonosor ele queria o seguinte: “Então o rei ordenou que Aspenaz, o chefe dos oficiais da sua corte, trouxesse alguns dos israelitas da família real e da nobreza; jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei. Ele devia ensinar-lhes a língua e a literatura dos babilônios.” Daniel 1:3-4
Aqueles jovens eram da família real e da nobreza, ou seja, excelentes! E estes mesmos jovens, agora, tornam-se escravos. A primeira atitude dos opressores foi mudar o nome daqueles jovens, e isso era comum naquele tempo. A intenção era mudar o caráter e perspectiva daqueles jovens.
Daniel que quer dizer “Deus é meu juiz” passou a se chamar Beltessazar, que quer dizer “Príncipe de Bel” – Bel era equivalente a Baal.
Misael que quer dizer “Quem é como Deus” passou a se chamar Mesaque, que quer dizer “Quem é como Aku” – deus da lua.
Hananias que quer dizer “Jeová é misericordioso” passou a se chamar Sadraque, que quer dizer “Amigo de Nabucodonosor”.
Azarias que quer dizer “Jeová é meu socorro” passou a se chamar Abede-Nego, que quer dizer “Servo de Nego” – ídolo que representava Mercúrio.

Hoje a Igreja representa esses jovens, andamos na contramão do mundo! Somos diferentes e fazemos a diferença, não somente por conhecer a palavra de Deus, mas em praticá-la.

E lá estavam os jovens, frente a frente com o rei Nabucodonosor. Eles não se curvaram diante a estátua que o rei havia feito. E era uma mega construção, tinha 26,64m de altura e 2,66m de largura. E a determinação era que todos se curvassem após o som dos instrumentos, mas aqueles jovens – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego – não se curvaram. Provavelmente os Caldeus nutriam inveja daqueles jovens e de Daniel, por causa de um episódio ocorrido anteriormente, em que Deus revelou o sonho de Nabucodonosor, como também, sua interpretação a Daniel, e por causa dessa revelação, Daniel e seus amigos, foram promovidos pelo rei. E por causa dessa inveja, de imediato, “entregaram” os jovens ao rei.
Na contramão do mundo aqueles jovens disseram não e por isso foram lançados na fornalha ardente. A bíblia diz que os soldados que lançaram os jovens na fornalha, morreram com o calor. (Dn 3:22)
O apóstolo Paulo falou da mesma forma, que aqueles jovens falaram, com outras palavras. “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 8:35-39
Oh, aleluia! Nada pode nos separar do amor de Deus. E aqueles jovens sabiam que nada poderia separá-los de Deus, nem mesmo uma fornalha aquecida sete vezes mais. Deus não impediu que os jovens fossem lançados na fornalha, mas entrou com eles.  “Mas, logo depois o rei Nabucodonosor, alarmado, levantou-se e perguntou aos seus conselheiros: "Não foram três homens amarrados que nós atiramos no fogo? "Eles responderam: "Sim, ó rei". E o rei exclamou: "Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses".Dn 3:24-25
O melhor de tudo é saber que Deus tem cuidado de nós!
O mundo pode se curvar diante das migalhas que o nosso adversário tem oferecido, mas a Igreja do Senhor, que anda na contramão do mundo, vai permanecer de pé!

Glória a Deus!

Pr. Samuel Santos





Nenhum comentário:

Postar um comentário