segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Características de um ganhador de almas

O que um ganhador de almas deve saber.

“Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles. Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra.” Jr 1:17-18

Como estava o povo de Israel quando o Jeremias foi chamado? Será que estava diferente do tempo atual?
- O povo vivia em total apostasia, em uma tremenda angústia espiritual, Impureza sexual, infidelidade a Deus, líderes espirituais sem qualquer compromisso com Deus que levaram o povo a pecar.
No meio desse vendaval de “carência espiritual”, Jeremias é chamado. E aprendemos com esse chamado, características de um ganhador de almas.

1 – ENTENDE QUE QUEM CHAMA E PREPARA É DEUS.
Não é homem, por sua própria vontade, que decide quem ele será na obra de Deus. Existe um chamado, e cada qual em seu chamado, em seu ministério. Observe o que Deus falou ao profeta Jeremias:
“Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” Jr 1:5
E observe o que o apóstolo Paulo falou de si mesmo:
“Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue.” Gl 1:15-16
Vamos acabar com esse negócio de outras pessoas decidirem sobre nosso chamado.

                2 – SABE QUE DEUS É QUEM INSPIRA O MINISTÉRIO.
Os homens não são nossa inspiração, mas Deus. Não é nossa palavra, mas a de Deus. Não é como queremos, mas como Deus quer. Ele é Senhor, nós servos.  Veja o que o profeta Jeremias relatou:
“Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.” Jr 1:7

                3 – TEM CERTEZA DA PROTEÇÃO DE DEUS.
O medo é natural, está intrínseco no homem, faz parte do ser humano, mas o pavor não. Por esse motivo, Deus deixa claro ao profeta, que ele vai livrá-lo.
“Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.” Jr 1:8

E nos dias de hoje, o Senhor Jesus Cristo nos diz: “... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mt 28:20b

                4 – NÃO DUVIDA DOS “MODUS OPERANDI” DE DEUS.
Modus operandi é uma expressão em latim que significa "modo de operação", utilizada para designar uma maneira de agir, operar ou executar uma atividade seguindo os procedimentos pré-definidos. Mais uma vez, insisto em dizer que, não é o homem quem decide como será o trabalho, mas Deus. Por isso, se faz necessário, ter uma comunhão tremenda com Deus para saber o que ele quer que seja feito e como será realizado. Deus fala a Jeremias e deixa claro o que o profeta realizará.
 “Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.” Jr 1:10

                5 – SABE QUE A OBEDIÊNCIA TRAZ O PODER PARA CUMPRIR O CHAMADO.
 Por maior argumento que o profeta tivesse, Deus falou para que ele não se intimidasse.
“Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.” Jr 1:18-19
E o apóstolo Paulo nos diz:
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.”           2ª Co 10:4-5

Dessa forma entendemos que, todo aquele que é um ganhador de almas, pode ter outras características além destas.

Mas não se esqueça que todo ganhador de almas, que trabalha para o Senhor, tem promessa.
“Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 1ª Co 15:57-58

Glória a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário