sábado, 27 de julho de 2013

PERSEVERANDO NA FÉ

Como devo tratar meu passado, presente e futuro?

Texto: Josué 14:6-15




“A PERSEVERANÇA NA FÉ É UMA VIRTUDE ESSENCIAL
PARA A COMPLETA FELICIDADE DOS FILHOS DE DEUS.”


O QUE APRENDEMOS COM O PEDIDO DE CALEBE?


1. QUANTO AO PASSADO, PAZ. (V,7 e 8)

Quarenta e cinco anos antes, Calebe deixou de ser abençoado por causa da incredulidade de seus irmãos, e teve que amargar, todos esses anos, em peregrinação pelo deserto. Mas, por incrível que pareça, não há em suas palavras nenhum traço de rancor ou amargura, muito pelo contrário, há uma plena compreensão por tudo que se passou.
Somente quem espera no Senhor e persevera na fé, pode alcançar essa compreensão e paz de espírito em relação ao seu passado. E isto é de fundamental importância. Pois quem pode ser completamente feliz, se não estiver em paz com o seu passado? É justamente o que o Ap. Paulo diz em sua carta aos Filipenses:
“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.” Filipenses 3:13
Em outras palavras: Águas passadas não movem moinhos. O que passou, passou.           Quem desanima por causa de um passado que deixou marcas de decepção, tristeza, abandono, indiferença, ingratidão e pára sua carreira cristã, carrega consigo, para sempre, um pesar no coração. E isso trás amargura, que é tristeza profunda, e como conseqüência doenças psicossomáticas.
O passado pode ser lembrado, mas não podemos viver dele. O profeta Jeremias diz:
Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança”. Lamentações 3:21


2. QUANTO AO PRESENTE, ESPÍRITO FORTE. (V,10 e 11)

Mesmo, com 85 anos de idade, Calebe se sente tão forte quanto no passado. E isto é impressionante porque ouvimos muita gente dizer que já está velho, cansado, etc. Calebe demonstra o mesmo ânimo, a mesma alegria, empolgação e também a mesma disposição que tinha aos 40 anos de idade. Nem mesmo o tempo foi capaz de desanimá-lo. Por quê? Quem estava com ele?  Veja o que diz em 1ª João 4:4.
“Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” 1ª João 4:4
Somente quem persevera na fé e, se mantém firme nas promessas do Senhor, pode ter um espírito forte. Ninguém pode ser completamente feliz se tiver um espírito fraco, que por qualquer coisa já desanima e sente com pouca força. O rei Salomão certa vez disse o seguinte:
“Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.” Provérbios 24:10
O que devemos fazer? Façamos o que o Ap. Paulo nos ensinou: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 6:10
Espere no Senhor, renove suas forças e não pare.
“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:31


3. QUANTO AO FUTURO, CERTEZA DE VITÓRIA. (V,12)

Quem pensou que Calebe teve vida fácil daquele dia em diante enganou-se, pois a terra foi passada pra ele, mas Calebe ainda teve que expulsar os antigos moradores. Aos 85 anos, quando muitos não tem mais forças e só pensam em viver de sua aposentadoria, Calebe nos surpreende, deixando claro, que ainda confia no Deus que fez a promessa.
Se a promessa foi de Deus, ela se cumpre. Calebe entendia, exatamente, assim que quem fez a promessa é fiel. Pode passar o tempo que for, pode falar quem quiser, mas a promessa está de pé, foi Deus quem fez a promessa. Quando Deus fala, se cumpre.
Somente perseverando na fé se alcança uma vida de confiança e certeza de vitória. Não existe um futuro de vitória sem fé. É impossível ter certeza de vitória sendo pessimista.
“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” Salmos 125:1


CONCLUSÃO:
Se quisermos viver uma vida completa e feliz, devemos tratar nosso passado, viver o presente e deixar nas mãos do Senhor nosso futuro. Para que isso aconteça de uma forma linda, ao lado de Deus, devemos perseverar em fé.


Glória a Deus!


Pr. Samuel Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário