domingo, 21 de julho de 2013

O QUE ACONTECE QUANDO EU ORO?

O QUE ACONTECE QUANDO EU ORO?



“E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” Lucas 3:21-22


Introdução: Qual a importância da oração na vida do crente? Será que, realmente, precisamos viver uma vida de oração? O que acontece quando estou orando?
Não tenho dúvidas que a oração é, de suma importância, na vida do cristão. Não se pode dizer que se é cristão, servo de Deus e não ter uma vida de oração. Sabemos que Deus, em toda sua glória, sabedoria e poder, têm muitas formas de falar conosco. Ele fala através de sua palavra, por uma música, na natureza, por uma mensagem que é ministrada, por um amigo. Deus sempre consegue um modo de falar conosco, mas nós só temos uma maneira de falar com Deus: ORANDO!
A oração é de fundamental importância na vida do cristão e, o maior exemplo, foi dado por Jesus Cristo. Não somente neste texto, mas nos textos que se seguem:
“Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.” Lucas 5:16
“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.” Lucas 6:12
“E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.” Lucas 9:28
 A oração, na vida de Jesus, era tão intensa que os seus discípulos viram que todo poder que ele possuía, vinha por meio dela. Por este motivo os discípulos não pediram poder, e sim, que Jesus Cristo, os ensinasse a orar.
“E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.” Lucas 11:1
Dessa forma, o que acontece quando eu oro?
De acordo com o texto de Lucas, três coisas acontecem:

1º - O céu se abre. (Lucas 3:21)
A palavra de Deus nos ensina em Tiago 1:17, que é do alto que vem às boas dádivas de Deus. “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”
 Portanto quando nós oramos o céu se abre, e quando o céu se abre as bênçãos de Deus descem sobre nossas vidas. Talvez você ainda não tenha passado por essa experiência com Deus, mas é chegado o tempo de você tê-la. Quando o céu se abre é como se o Senhor nos falasse: Fala filho(a) estou aqui, pede e eu te darei. Os céus abertos sobre nossas vidas é sinal de milagres. O apóstolo Paulo nos exorta a buscar as coisas que são do alto:
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” Colossenses 3:1-2.

2º - O Espírito Santo desceu. (Lucas 3:22 a)
Ou seja, o sobrenatural de Deus aconteceu. Essa é a segunda manifestação de Deus quando oramos. Primeiro o céu se abre, depois o sobrenatural acontece, os milagres, aquilo que está além dos nossos pensamentos. É como a palavra de Deus nos ensina que ele nos dá além do que pedimos ou pensamos.
“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” Efésios 3:20
Você pode pedir tudo a Deus, você pode até ter tudo, mas se não tiver o Espírito Santo em sua vida, você não tem nada. Pois é o espírito Santo que nos ensina, nos convence do pecado, nos consola, nos faz lembrar todas as coisas, nos leva em adoração à presença de Deus.
Mais importante que uma casa própria, um carro do ano, uma emprego federal, uma família ajustada, bons amigos, é ter o Espírito Santo em sua vida.

3º - E ouviu-se uma voz do céu. (Lucas 3:22 b)
Deus fala com você. Ou seja, você fala com Deus e fala com você, começa um diálogo, uma comunhão. O desejo de Deus quando nos incentiva a orar é para termos, principalmente, comunhão com ele. Nós falamos e ele responde, Ele fala e nós escutamos.

Conclusão: Muita oração, muito poder. Pouca oração, pouco poder. Nenhuma oração, nenhum poder. A vida de um cristão sem oração não existe. A oração é a melhor forma de falarmos com Deus. A oração na vida do cristão deve ser uma constante.
Portanto devemos viver em oração, pois ela abre os céus, o sobrenatural acontece e Deus fala conosco.

Glória a Deus!


Pr.Samuel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário