quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A SOBERANIA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS


UMA VIAGEM SEM ATRAPALHOS

“Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem a sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! “ Atos 27:23

Em meio as tempestades da vida, Deus se faz presente e nos traz a certeza de que nada vai impedir de chegarmos ao destino que ele traçou pra nós antes da fundação do mundo: Céu de glória.
Neste relato do Ap. Paulo, no capítulo 27 do livro de Atos, escrito por Lucas, que embora a viagem seja difícil, nada poderia impedir de chegarem ao destino.
Extraímos deste texto algumas verdades que podem nos servir em nossa caminhada (viagem).

1 – A tempestade não tira de nós a soberania (versículos 9-11)
Todos que servem a Deus têm, sobre si, a soberania de Deus. E como o Ap. Paulo sabia que Deus era com ele, falou para o centurião o  que Deus já lhe revelara, mas o centurião não lhes dava ouvido e preferia dar mais crédito ao piloto e ao mestre do navio.
Ás vezes nós damos ouvido a quem não vai resolver absolutamente nada. Ás vezes damos ouvidos uns profissionais, a um “amigo”, menos aquele que sobre si têm a soberania de Deus.  O Ap. Paulo embora fosse um preso, não abriu mão da soberania de Deus em sua vida. Embora fosse um preso ele era livre, seu espírito e sua mente eram livres.

2 – A tempestade não tira de nós o ânimo (versículos 20-22)
Embora o Ap. Paulo estivesse no mesmo barco, o seu ânimo não foi abalado e ele ainda levantou o ânimo dos outros, trazendo uma palavra de conforto e confiança “... não se perderá a vida de nenhum de nós.” Atos 27:22b
E é justamente isso que Deus espera daqueles que o conhecem. Precisamos estar sempre prontos para ter uma palavra de conforto de ânimo e principalmente ajudarmos a quem precisar da gente.

3 – A tempestade não tira de nós a comunhão com Deus (versículos 23-25)
A dificuldade naquela tempestade não tirou a comunhão que o Ap. Paulo tinha com Deus, a ponto, de um anjo de Deus, aparecer para ele, e lhe dar instruções, e acalmar o coração de todos aqueles que viajavam com ele. Conosco não pode ser diferente, precisamos estar em comunhão de Deus para que ele se revele a nós.

4 – A tempestade não tira de nós o amor (versículos 30-31)
O Ap. Paulo após falar àqueles homens que Deus iria salvá-los, alguns deles tentaram, mesmo assim,  pular do barco. Paulo poderia pensar: “Eu já falei uma vez e não falarei mais”. Porém, ao contrário do que muitos fariam, insistia com todos para que não saíssem do barco para poupar suas vidas; Podemos dizer, sem dúvidas, que essa atitude é de quem ama vidas.

5 – A tempestade não tira de nós a segurança (versículos 33-34)
“... pois nenhum de vós perderá nem mesmo um fio de cabelo.” Foram estas as palavras do Ap. Paulo para aqueles viajantes, que não perdessem a esperança  pois Deus garantira que os salvaria, nenhum se perderia. Portanto devemos estar seguros em Deus. Nunca, jamais deixar de crer que Deus em toda sua glória e poder nos manterá em segurança. O Ap. Paulo tinha essa segurança, a certeza do que Deus havia dito e de ele cumpriria.

6 – A tempestade não tira de nós a identidade (versículos 35-37)
Embora o Ap. Paulo fosse um prisioneiro e estivesse no meio de pessoas de credos diferentes do dele, não abriu mão do que ele era e no que cria. Diz o texto que ele tomando o pão, deu graças, ou seja, agradeceu a Deus pelo alimento. Todos nós devemos, independentes da situação ou local, não perdemos o referencial, nossa identidade. Devemos revelar ao mundo que somos filhos de Deus.

7 – A tempestade não tira de nós o nosso destino (versículos 41-44)
Lendo estes versículos, não tenho dúvidas que, nosso destino (céu) está garantido. Chegaremos sim, como diz o Reverendo Ariovaldo Ramos: “Chegaremos ao céu, chamuscados, talvez, mas chegaremos”.
Embora, nos últimos dias, temos passado turbulências, tempestades e tantos atropelos, mas cremos que temos trilhado um caminho excelente. Cabe a cada um de nós vigiarmos e darmos ouvidos a Deus. Pois não devemos esquecer o que diz a sua palavra: “ O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria.” Provérbios 9:10

Pr. Samuel Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário