quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

INVEJA, EU???


COMO VENCER A INVEJA

“Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os  meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.”
Salmo 73:2-3.

Amados, sem dúvidas, em momentos difíceis, algumas pessoas comparam a sua vida com a de outras pessoas, que aparentemente, desfrutam de uma melhor situação financeira ou são prósperas.
O salmista Asafe passou por isso e por pouco não caiu no laço da inveja. (salmo 73:2). Ele diz que quase se desviou; por quê? A resposta está no verso de nº 3n, no qual ele declara que sente inveja da prosperidade dos perversos.
Quando desviamos o nosso olhar de Deus, inevitavelmente, olhamos para outras pessoas, e muitas vezes, caímos no terrível erro da comparação. Vejamos o que diz o Ap. Paulo diz: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:13-14 Ou seja, o Ap. Paulo esta dizendo que não muda o seu foco por causa dos outros ou outras situações; “... olhando firmemente para o autor e consumador  da nossa fé”. Hebreus 12:2ª.
O salmista viu a prosperidade dos ímpios e comparou com a sua vida (ver versos 4, 5 e 12) e perguntou:  “Vale a pena manter-se fiel? Eles vivem no pecado e prosperam, eu mantenho-me puro e tenho padecido necessidades (ver versos 13 e 14). Ou seja: Não vale a pena servir a Deus. Essa foi à conclusão que o salmista teve, e muitos chegam a esta conclusão porque pensam que o reino de Deus é comida e bebida, e não é. “ Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. ”Romanos 14:17.
Talvez você esteja assim, como o salmista, vivendo momentos de tribulação, angústia e, o inimigo tem levado você a desviar o seu olhar de Jesus.

Mas, o que a inveja pode produzir???

1 – UM CORAÇÃO AMARGURADO
“Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram” Salmo 73:21
Uma pessoa amargurada, normalmente, quer viver sozinha e evita qualquer relacionamento, e muitas vezes, torna-se amarga, ranzinza e reclama de tudo. Para uma pessoa amarga nada está bom, nada presta. Se, faz sol reclama porque está muito calor, se chove reclama porque está  tudo molhado, até o sorvete ele reclama porque está muito gelado.
 E o pior uma pessoa que tem amargura em seu coração, muitas vezes contamina até quem está por perto.

2 – DOENÇAS EMOCIONAIS
“... e no íntimo eu sentia inveja.” Salmo 73:21b NVI
Normalmente no íntimo, das pessoas invejosas, será gerado: Estresse, pressão alta, gastrite, úlcera e tristeza, muita tristeza, que leva à depressão. Que hoje é considerada a doença do século

3 – INSENSATO, SEM NOÇÃO
“Agi  como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era de um animal irracional.” Salmo 73:22 NVI
Uma pessoa invejosa toma atitudes irracionais, totalmente sem noção do que está fazendo, pois a inveja o cega e deixa-o em um estado de ignorância total. Porque para o invejoso a sua alegria está na derrota daquele a quem ele inveja. Por este motivo o invejoso vive numa gangorra emocional.

4 – AFASTAMENTO DE DEUS
“Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os  meus passos.” Salmo 73:2
Uma pessoa dominada pela inveja está sujeita a um declínio espiritual tão grande, que pode chegar a afastar-se de Deus. O salmista Asafe disse: “faltou pouco.”

Então o que deve ser feito para vencer este sentimento???
O salmista Asafe deu três passos, são eles:
1º Passo - Controlou seus impulsos
No verso 15 do salmo 73 o salmista diz: “Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a geração dos teus filhos.” O que salmista estava querendo dizer é: O que é que estou falando? Todos nós devemos controlar nossos impulsos, principalmente a língua, pois, muitas vezes, falamos sem pensar e depois o estrago está feito.

2º Passo – Tentou entender a situação
“Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim.” Salmo 73:16
Você pode até tentar, mas nem sempre  entenderá o trabalhar de Deus. Deus tem seus modos e planos infalíveis, em, ninguém consegue entender totalmente no princípio. O próprio Jesus Cristo declarou: “Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá.” João 13:7

3º Passo – Buscou a Deus no templo
“Até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios.” Salmo 73:17
Busque a Deus independente da situação. Certa vez um poeta escreveu: Voe, se não puder voar, corra, se não puder correr, ande, se não puder andar, arraste-se, mas não pare. Assim deve ser nossa vida com Deus. Não buscá-lo somente no momento da angustia ou da dor, do desespero, mas buscá-lo constantemente e em todo tempo, pois ele é galardoador dos que o buscam.
Se você estiver sendo atacado por problemas e passando dificuldades, faça como o salmista e na palavra do Senhor encontrarás resposta e solução para sua vida.
Fiquem com Deus!


Pr. Samuel Santos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário