terça-feira, 3 de janeiro de 2012

NÃO DEVEMOS PERDER A ESPERANÇA!!!


DESESPERANÇA? JAMAIS!

 “Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança”  Lamentações 3:21
O mundo atual, sem dúvida alguma, é o mundo das desigualdades e também das diferenças que atingem nossas mentes. Um dia acordamos alegres, outro dia, tristes. Um dia, estamos cheios de esperança, e outro dia, estamos totalmente desesperançados. Um dia, acordamos campeões, e outro os maiores derrotados. Um dia, acordamos cheios de fé, e outro dia incrédulos. Antes da batalha, lábios que cantam louvores; durante a batalha mais ferrenha, boca cheia de murmuração. Um dia na luz, outro dia nas trevas. Existem dias que acordamos totalmente diferentes de como fomos dormir, e ás vezes isso se apodera de nós.
Precisamos abrir nossas bocas e profetizar diante das dificuldades que nossa libertação está no nome de Jesus.

Vejamos o caso do profeta Jeremias:
Jeremias acordou triste devido humilhações e sofrimentos físicos que era obrigado a passar  pelo povo da Babilônia. Em seu tempo havia idolatria, desgraça e falta de fé. Mas o profeta Jeremias não permitiu que, pensamentos de miséria, se apoderassem de sua mente. Por este motivo ele declara: “Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança”. Desta forma cabe uma pergunta: O que tem ocupado a tua mente?
O Apóstolo Paulo escrevendo à igreja em Filipos ele diz: “Finalmente, irmãos, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” Filipenses 4:8. O próprio Jesus declara a seus discípulos que “a boca fala do que o coração (mente/pensamento)  está cheio” Lucas 6:45.

RAZÕES PORQUE DEVEMOS TER ESPERANÇA
De acordo com o profeta Jeremias temos sete.

1 – A MISERICÓRDIA DIVINA
Os versículos 22 e 23 do capítulo 3 do Livro de Lamentações declaram, que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim e que são novas a cada manhã.  Quem pode viver sem as misericórdias do Senhor? Precisamos sempre e dependemos dela para sobreviver neste mundo de tantas diferenças. O salmista canta: “Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” Salmo 136:1.

2 – A FIDELIDADE DO SENHOR
“Grande é a tua fidelidade” Lamentações 3:23b. Nós estamos “cansados” de ver em carros a frase: Deus é fiel. E isto é verdade, pois as promessas de Deus nunca caem por terra. Como é bom ter um Deus que cumpre o que diz. Como é bom saber que a sua fidelidade é grande e não falha. (Salmo 100:5 / Salmo 117:2 / Salmo 119:90)

3 – DEUS NÃO CHEGA ATRASADO
Os versículos 24 e 25 nos deixam tranqüilos quanto à hora que o Senhor vai atuar. Diz o texto que os que esperam nele têm a sua porção, e que o Senhor é bom para quem o busca. Em 2ª Pedro 3:9 diz que Senhor não tarda a sua promessa e o salmista Davi, no salmo 40, diz que esperou confiantemente pelo Senhor, e Ele se inclinou e o ouviu quando clamou por socorro.

4 – DEUS SABE TRABALHAR
Precisamos confiar mais em Deus e deixá-lo trabalhar ao seu modo. Ele não precisa de nossa ajuda para fazer o seu trabalho. Não devemos esquecer, no entanto, que Deus fará aquilo que não podemos fazer. O natural é conosco e o sobrenatural é com Ele. Lembre-se do livramento do povo hebreu diante do mar Vermelho (Êxodo 14:13) O povo marchou, mas Deus abriu o mar. Em nossa mente deve está, constantemente, as palavras do profeta Isaías: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera” Isaías 64:4.

5 – A MANSIDÃO
O versículo 30 deixa para nós a importância da mansidão; “... farte-se de afronta.” Não devemos, em hipótese alguma, dar lugar a carne e querer resolver de nosso modo, pois a vingança pertence ao Senhor (Hebreus 10:30).  O nosso Senhor Jesus Cristo, no sermão do monte, lembra aos ouvintes que em outro tempo era olho por olho e dente por dente, mas que agora Ele trazia um novo conceito de vida, de que a vingança não lhes pertence mais. Até porque Deus é manso e os mansos herdarão a terra. (Mateus 5:5)

6 – COMPAIXÃO, QUE É MAIS QUE MISERICÓRDIA
Nos versículos 31 e 33, dá-nos a certeza de que Deus não vai permitir que fiquemos tristes por muito tempo. Ele não quer  ver você destruído, humilhado e sem esperança. Ele é o Emanuel o “Deus conosco” e na presença do Senhor até a tristeza salta de alegria.

7 – A INTERVENÇÃO DIVINA
“Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?” Lamentações 3:37 Deus sempre agirá em nosso favor, não cai uma folha da árvore sem que ele não saiba, tudo está no controle de Deus, e na hora certa ele agirá. O profeta Isaías declarou: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” Isaías 43:13.

No versículo 39 o profeta Jeremias faz a seguinte pergunta: “Porque, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados”. Dessa maneira não dá pra colocar a culpa em Deus, estamos vivos, por isso devemos crer e trazer, sempre, em nossa memória o que pode nos dar ESPERANÇA.

Pr. Samuel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário