Procurando o que se perdeu
"Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo achado-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido." Lc 15:8 e 9.
No versículo nove encontramos uma casa em festa. A mulher reúne amigas e vizinhas para fazer uma grande festa, pois o que ela tinha perdido, havia finalmente encontrado. É assim que queremos nossa casa, uma casa cheia de alegria, e que essa alegria empurre a tristeza, o ódio, o desespero, a angústia pra bem longe.
Onde mais se deve ter alegria é no lar, em nossa casa. E muitas vezes é totalmente ao contrário. Geralmente os maus filhos, são maus alunos, que são maus profissionais, que vem de lares destruídos ou em processo de destruição.
Vemos nesta parábola algumas verdades que devemos compartilhar:
Jesus narra a figura de uma mulher que perde uma drácma "dentro de casa", e procura até encontrá-la; quando encontra faz uma grande festa. Esta parábola se encaixa na realidade de muitos lares, onde dracmas (valores) são perdidos, desaparecem e se faz necessário praticar atitudes bíblicas para encontrá-las, para que a alegria, no lar, seja restaurada. A mulher da parábola perde algo de valor; o que se tem perdido nos lares, nas famílias???
Lembrando: Drácma = moeda grega de prata = um dia de trabalho.
1 - O RESPEITO - Quando se falta respeito, deixa-se de considerar o valor que o outro tem, deixa-se de tratar com dignidade, não se dá importância ao que o outro fala ou pensa. Em geral não se preocupa ou se dá o mínimo de atenção ao outro. Quem respeita ouve com atenção o outro, principalmente dentro do seu lar. Veja a receita que o Ap. Paulo dá aos crentes de Colossos: "Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura. Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. Colossenses 3:18-21. A falta de respeito traz: Egoísmo, traição, desconfiança. Uma pessoa sem respeito "usa" a outra pessoa e não a ama.
2 - O CARINHO - Quando se perde o carinho, se perde o amor, desaparece o beijo, o abraço gostoso, o diálogo, os elogios, as risadas em família, o almoço do domingo regado de estórias engraçadas e os livramentos e bênçãos de Deus. Quando se perde o carinho o amor já acabou. Lembre-se o que o Ap. Pedro nos ensinou: "Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, FRATERNALMENTER AMIGOS, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênçãos por herança." 1ª Pedro 3:8 e 9.
3 - A ESPIRITUALIDADE - A vida espiritual de muitos, tem sido, no máximo, ir à igreja no domingo ou em dias festivos ou lembram-se de Deus diante de uma grande dificuldade ou de uma grave doença. E em casa? Nada, absolutamente nada! Não tem oração, não tem leitura da palavra de Deus, não tem louvor.
Como encontrar, então, as drácmas perdidas???
1º - COMECE POR VOCÊ -Decida você mudar primeiro. Decida que você mesmo seja usado por Deus pra encontrar as drácmas perdidas. Chame a responsabilidade pra você, não espere que outros façam aquilo que você pode fazer. Tome a frente, seja ousado.
2º - VALORIZE OS DETALHES - Antes de perder outras drácmas ela, de imediato, procurou a que se havia perdido. Lembre-se do cesto de roupas sujas! Quando não se lava logo as roupas que estão nele, vai juntando, acumulando, até o ponto de nem sabermos quais roupas devem ser lavadas primeiro. Ou lembrar-se do cupim; um pequeno inseto, que se não for exterminado de imediato, faz um grande estrago. Existem detalhes, rotinas na vida de uma família que não podem ser esquecidos ou deixados de lado. Aquele beijo antes de ir ao trabalho ou ir à escola, um bom dia, boa tarde, boa noite, etc.
3º - NÃO ACEITE O CAOS COMO NATURAL - O texto diz que a mulher procura, não diz que ela se assenta na cadeira da comodidade e diz: Quando Deus quer é assim!!! Diz o texto que ela varreu a casa. Talvez seja necessário varrer da boca as palavras que trazem desconforto para os outros, varrer o tempo perdido com outras coisas que não acrescentam e sim que afastam a família, varrer a arrogância, o egoísmo. Peça e Deus vai mostrar o que se deve ser varrido.
4º SEJA DILIGENTE - Vá atrás do propósito, não desista! O texto diz:"... até encontrá-la" Não com preguiça ou má vontade, mas diligente.
5º - ACENDA A CANDEIA - Sem dúvida a decisão mais importante. Para se encontrar valores perdidos é necessário ter a LUZ do mundo. (João 8.12)
CONCLUSÃO – Neste novo ano que se inicia, se faz necessário, uma reflexão sobre nossas vidas. Vá em busca do que se perdeu e não abra mão dos seus sonhos. Abra seu coração e deixe Jesus entrar, não somente encontrarás drácmas perdidas, mas poderás ser salvo e salvar sua família.
Pr. Samuel Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário