DERUBANDO GIGANTES COM SAÚDE EMOCIONAL
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2ª Timóteo 4:7
O que levou o Ap. Paulo fazer tal declaração? Será que ele, após seu encontro com Jesus, a sua conversão, teve uma vida fácil? Como sabemos o Ap. Paulo teve dias terríveis que, talvez, quisesse esquecê-los. Será que você nunca teve dias em que pensou: “O que estou fazendo aqui?”
Quando o Ap. Paulo declara que combateu o bom combate, com certeza ele estava dizendo: “Eu tive dias difíceis, mas venci.” Porque o bom combate é aquele que você tem que se esforçar ao seu limite, dá realmente tudo de si e sair-se vencedor.
Ninguém, em sua sã consciência, ou mesmo um pregador fiel a palavra de Deus, dirá que servir a Jesus Cristo é tarefa fácil. Pois o mesmo Jesus declarou que teríamos tribulações; mas se ele venceu o mundo e nós, que temos o Espírito que ressuscitou a ele, também venceremos.
Mesmo passando por grandes e inúmeras dificuldades, o Ap. Paulo, só falou estas palavras porque tinha, além de outras habilidades, uma saúde emocional fora do comum. Somente poderia, mesmo estando preso, dizer: “Alegrai-vos no Senhor! Outra vez digo: Alegrai-vos!” Filipenses 4:4.
Dessa forma, se para derrubar os gigantes de nossas vidas é necessário ter saúde emocional ou equilíbrio, como tê-los??? Quais os segredos do Ap. Paulo para ser equilibrado? Quais os segredos para alguém que sofreu tanto pelo evangelho ter saúde emocional e vencer os gigantes?
Vejamos:
1- ELE SABIA VER O LADO POSITIVO DA TRIBULAÇÃO
Aprenda a enxergar o propósito de Deus na sua prova. Não pergunte “porque?” mas pergunte “para quê?” Veja o que o apóstolo declara em sua epístola à igreja na cidade de Filippos: “Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.” Filipenses 4:12-14
Paulo conseguia ver em sua prisão não os seus problemas, mas as conseqüências dela para o engrandecimento do evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Paulo viu a oportunidade de que, estando preso, poderia pregar o evangelho para aqueles, que por seus altos cargos oficias no governo romano, não poderiam ser alcançados por outros pregadores. O Ap. Paulo então prega pra toda guarda pretoriana e, pelo menos, um se converte ao cristianismo. (Ver Colossenses 4:7-9 e Filemon versículo 10).
2- ELE SABIA VNCER O MAL COM O BEM
Qual inimigo, por pior que seja, suporta, por muito tempo, golpes de bondade? A consciência queima e um dia ele se rende. Nessa ocasião, morre um inimigo e nasce um amigo, um irmão. Veja o que o Ap. Paulo escreve à igreja em Roma: “Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:20-21.
3- ELE APRENDEU A ADAPTAR-SE A QUALQUER SITUAÇÃO
“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Filipenses 4:11-13.
O apóstolo afirma que APRENDEU! Ninguém nasce sabendo meu irmão. Aprenda a viver em qualquer situação. Vemos na Bíblia o exemplo do rei Davi, quando seu filho com Bete-seba adoeceu. O rei Davi por sete dias chorou, não comeu nem bebeu, pedindo que Deus curasse seu filho. Como a criança morreu, ele levantou-se tomou banho, trocou de roupa e pediu que lhe servisse comida. É isso mesmo amados, mudou a situação, tenho que adaptar-me a ela, não devo ficar vivendo o que não mais existe; águas passadas não movem moinhos, quem vive de passado é museu, e você está vivo e bem vivo.
4- ELE SABIA VIVER COM ESPÍRITO DE GRATIDÃO
Seja grato independente da situação, porque andamos não pelo que vemos, e sim, pelo que cremos. Somos gratos não pelo que temos, e sim, pelo somos em Deus. A nossa gratidão não está aliada ao que recebemos de Deus, mas por aquilo que ele já fez por nós na cruz do calvário. “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1ª Tessalonicenses 5:18 Deus se agrada de quem tem um coração grato. O salmista Davi ele diz: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga ao seu santo nome.” Salmo 103:1
5- ELE FORTIFICAVA-SE NA GRAÇA
“Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” 2ª Timóteo 2:1
Como fazer isso?
- Aumentando nossa vida de oração. Acredite: nunca oramos o suficiente. (1ª Ts 5:17)
- Aumentando nosso tempo de leitura da Bíblia. (Cl 3:16)
- Aumentando a comunhão com pessoas que tem o mesmo pensamento. (2ª Tm 2:2)
Como foi visto, amados, se quisermos que os gigantes que surgem em nossas vidas, sejam derrubados, precisamos mudar nossas atitudes. Que possamos terminar nossa carreira com a mesma saúde emocional que o Ap. Paulo. Sem rancor, sem mágoa, sem amargura, sem ódio ou vingança, mas terminar nossa carreira, cheio da graça de Deus.
Precisamos, para isso, ter o Espírito Santo de Deus comandando nossas vidas. (2ªTm 1:7)
Pr. Samuel Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário