sexta-feira, 6 de julho de 2012

Quando o casamento é no Senhor?



Casando no Senhor
Texto:
“E disse Adão: Esta é agora ossos dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.” Gênesis 2:23
Introdução:
O que vem a ser “Casar-se no Senhor”?
Será que é realizar uma cerimônia em uma igreja, ou em uma casa de festas, e ter a benção de um sacerdote (pastor, bispo, padre...)? Será que isso realmente diz o que é um casamento no Senhor? É claro que não!
O mundo atual vive o mais novo modelo de casamento, o casamento “NESCAFÉ”. È fácil e rápido de se fazer, e com a mesma rapidez que se faz, se desfaz. Se não der certo, separa. Essa, sem dúvidas, é a frase mais ouvida pelos noivos, familiares e amigos no pré-casamento.
Por isso os casamentos não tem sido como Deus instruiu: “Aquilo que Deus uniu, não separe o homem”. Marcos 10:9
O Apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios 7:39, usa a expressão “CASAR-SE NO SENHOR”. E de fato um cristão que não se casa no Senhor está correndo sérios riscos. A única maneira pela qual o casal não experimentará a sofrida experiência do divórcio é deixando que o Senhor seja absoluto nessa união.
Dessa forma, quais as condições que podemos afirmar que um casamento foi realizado no Senhor?
  1. Quando os cônjuges têm, em seus corações, o desejo de obedecer ao Senhor.
A maior causa de divórcio, por incrível que pareça, não são as desavenças, discussões, crises conjugais, ou qualquer coisa parecida; e sim como o próprio Jesus afirmou em Mateus 19:8, “A DUREZA DOS CORAÇÕES”
Todas as outras coisas ruins do casamento surgem por causa dos corações que são duros e não querem obedecer ao Senhor. Talvez você até diga que conhece cassais que não são obedientes ao Senhor e vivem até hoje. Mas vivem como? Sem respeito, sem dedicação de um para com o outro, sem amor, literalmente “divorciados” dentro de suas casas. Corações fechados para o Senhor não permitem que Jesus atue no lar.
Veja o que diz em Apocalipse 3.20, que Jesus está à porta batendo e querendo que alguém o escute e abra a porta para que ele entre, e quando Jesus entra tem festa.
Para que um casamento tenha sucesso e seja realmente, um casamento no Senhor se faz necessário corações obedientes a Deus e a sua palavra.
  1. Quando os cônjuges vêem no casamento uma grande chance, de juntos, servirem melhor ao Senhor
Um casamento no Senhor é a união de forças, para um relacionamento cristão mais íntimo. Trabalhar sozinho, como diz as escrituras, não é bom. A bíblia nos ensina em Eclesiastes 4:9-10, que: “É melhor ter companhia do que está sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair o companheiro pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se.”
Um casamento no Senhor é um casamento onde, os dois têm a alegria de cuidar um do outro, na mente, no corpo e no espírito. E o resultado disso tudo é um casamento abençoando, pois a bíblia sagrada no Salmo 133 declara que a benção do Senhor está onde há união.

Dicas para um casamento duradouro

  1. RESPEITO
É um princípio que precisa ser respeitado. Cada um é com é! Não se pode mudar ninguém. Aceite a pessoa que você está se casando como ela é. Não tente mudá-la, mas aceite-a como ela é. As diferenças devem ser respeitadas. Foi justamente por isso que vocês se apaixonaram, por serem diferentes um do outro. Vocês se completam, literalmente é a tampa da panela, a metade da laranja e outras coisas mais.
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem defeitos e qualidades próprias. Não podemos exigir ou até mesmo forçar que nosso cônjuge tenha as nossas qualidades. Pois se agirmos desta forma estaremos trazendo tristeza e sofrimento para ele/ela.
Façamos o que a bíblia nos ensina em Efésios 5:33 “Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo respeito.”
  1. COMPROMISSO
Jesus deixa claro como é esse compromisso. “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão ema só carne.” Mateus 19:5
Ser uma só carne não é deixar de ser você mesmo, mas é ser você mesmo com o outro. É compartilhar todo e qualquer momento. A suas alegrias e suas tristezas serão do seu cônjuge, como também as dele serão as suas.
Isso se chama CUMPLICIDADE.
  1. UMA BOA COMUNICAÇÃO
Para se ter uma boa comunicação se faz necessário um bom entendimento emocional, mental e físico. Homens e mulheres são diferentes e essas diferenças devem ser respeitadas. Os homens são racionais as mulheres, por sua vez são emocionais. Problemas de comunicação são resolvidos através do perdão. O apóstolo Paulo escrevendo aos efésios nos exorta: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” Efésios 4:32
Conclusão:
Estes princípios são importantes para que um casamento seja um “CASAMENTO NO SENHOR”. Não desanime! Se precisar, procure ajuda, mas não desista de ter um casamento abençoado no Senhor.

Pr. Samuel Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário