domingo, 17 de junho de 2012

O que posso passar até chegar ao lugar da benção?


Até chegar ao lugar da benção

Texto: Salmo 66:10-12
 “10. Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos refinaste como se refina a prata. 11. Tu nos deixaste cair no laço, e cargas pesadas nos colocaste nas costas. 12. Fizeste com que os homens cavalgassem sobre nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água, mas nos trouxeste a um lugar de abundância.”
Introdução:
Todo mundo quer ser uma pessoa abençoada Deus. Todos, de alguma forma, desejam uma vida tranquila e de abundância. Mas até chegar a esse patamar, a esse lugar tranquilo e seguro, precisa passar por algumas etapas, pra ter ciência do que vai receber e principalmente valorizar a posição quando chegar no lugar de benção.
Amados, a palavra do Senhor é clara e nos deixa bastante convictos de que, os tempos de aflição, consistem em um teste ao povo de Deus, para verificar sua confiança e sua lealdade a Ele. E, de certa forma, não podemos afirmar outra teoria ás nossas aflições. Lembremos do patriarca Jó quando disse: “Bem sei que tudo podes; e nenhum dos teus planos pode ser frustado.” Jó 42:2
Vejamos o caminho que, muitas vezes, nos leva ao lugar da benção.
1.     Situações impossíveis de resolver (Verso 11a)
“Tu nos deixaste cair no laço”
Quem já viu um animal cair em uma armadilha? Ele mexe pra um lado, pra outro lado, tenta de todas as formas sair daquela armadilha e não consegue.
Assim são as situações em que, muitas vezes, caímos. São realmente laços que nos deixam em “Situações impossíveis de resolver”. E quando estamos nessas situações precisamos recorrer a Deus.
Não estou querendo, com isto, dizer que Deus tem prazer em nosso sofrimento, mas que Ele está no controle de tudo.
Cuidado pra não cair nos laços que o mundo tem armado pra você!
Laços de morte, de roubo, da mentira, da maledicência, da deslealdade, da pornografia, do namoro licencioso, do adultério, fornicação, relaxamento com o trabalho de Deus. Cuidado!!!
Talvez hoje você esteja em algum desses laços, em situações impossíveis de resolver. Se você estiver, acredite, Deus tem livramento pra você. Ele está no controle de tudo e você está no caminho do lugar da benção.

2.     Trabalho em demasia sem lucro (Verso 11b)
“... e cargas pesadas nos colocaste nas costas.”
Ou seja, como diz o profeta Ageu: “Semeais muito, e recolheis pouco. Comeis, mas não vos saciais. Vesti-vos, mas ninguém se aquece. O que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saco furado.” Ageu 1:6
Sabe o que isto quer dizer? Luta que parece que não tem fim! Trabalho demais sem reconhecimento.
Talvez se pergunte: Até quando, Senhor?
Fardos pesados não somente em relação ao financeiro, mas também em relação a área sentimental, profissional, ministério, família... Até quando Senhor?
Parece que, por mais que se faça, nada acontece; nada sai do lugar. Até parece que estamos andando em círculos.
Cargas pesadas demais: Um filho drogado, um pai bêbado e violento, uma filha na prostituição, um filho no homossexualismo ou uma mãe doente, entre outras coisas.
Talvez você esteja carregando cargas muito pesadas, mas você está no caminho do lugar da bênção.

3.     Vivendo em humilhação (Verso 12a)
“Fizeste com que os homens cavalgassem sobre nossas cabeças.”
Vivendo uma vida em humilhação.
Ninguém valoriza você. Não há consideração em nenhuma esfera da sua vida. Todos, até mesmo aquele que você considera “menor” que você, faz um trabalho melhor. Você tem passado dias terríveis com “homens cavalgando sobre sua cabeça”.
Dentro da sua casa, no trabalho, na escola, na faculdade e até mesmo dentro da sua congregação.
Se a humilhação é resultado de uma vida de adoração, louvor, oração, leitura da palavra; se a humilhação é resultado da sua vida de cristã, então louve ao senhor, pois você está no caminho do lugar da benção.
Lembre-se das palavras de Jesus: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal por minha causa. Regozijai-vos e alegrai-vos, porque grande é o vosso galardão nos céus.” Mateus 5:11

4.     Tribulações terríveis (Verso 12b)
“passamos pelo fogo e pela água.”
Fogo e água, palavras usadas nas escrituras sagradas para representar provações e tribulações de alto nível. Quando literalmente estamos nos vales, no fundo do poço, quando ninguém nos estende a mão.
Poderíamos falar muitos tipos de provações e tribulações, mas preferimos destacar o que Deus nos diz pela boca do profeta Isaías, quando estamos nestes dias de vales: “Quando passardes pelas águas, estarei contigo, e quando passardes pelos rios, eles não te submergirão. Quando passardes pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”. Isaías 43:2
Se você tem passado por provações severas, muito duras e aflições muito difíceis, acredite: Você está no caminho do lugar da benção.
.
5.     Provados por Deus (Verso 10)
“Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos refinaste como se refina a prata.
Deus em todo seu poder e majestade sabe o que podemos suportar. É como diz o poeta: “Deus dá o frio conforme o cobertor.” Deus nos conhece e sabe como vamos passar pelas provas. Ele jamais, em tempo algum, nos dará provação que não poderemos suportar. O que na realidade Deus quer é que cheguemos ao conhecimento de quem, na realidade, somos.
Ele nos refina como se refina a prata. Você já viu o ourives trabalhando com o refino de algum metal, ouro ou prata? Ele coloca o metal no fogo e vai livrando o metal de toda e qualquer mistura ou impureza, pelo fogo.
Da mesma forma é Deus conosco. Pelo fogo de suas provações, Deus vai nos deixando limpos da mistura do mundo e de suas impurezas.
O ourives sabe que a prata está no ponto, livre de misturas e impurezas, quando ele consegue ver ele mesmo na prata. Ou seja, ele não desvia o seu olhar da prata enquanto a prata está no fogo.
Oh! Aleluia!
Da mesma forma somos nós nas mãos de Deus, amados irmãos.
Ele não tira o olho de nós até ver a sua imagem refletida em nós. Ou seja, até que ele se veja em nossas ações, em nossos pensamentos, em nossas palavras, até que ele se veja em nós.
Glória a Deus pelo fogo de suas provações.

Resumo:

Depois de passarmos por estes cinco passos teremos o prazer de chegar, valorizar e desfrutar da abundância, no lugar da benção!
“mas nos trouxeste a um lugar de abundância”


Glória a Deus!!!


Pr. Samuel Santos











Nenhum comentário:

Postar um comentário