terça-feira, 10 de janeiro de 2012

DEPENDENDO DE DEUS

APRENDENDO A DEPENDER DE DEUS

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” Mateus 7:7-8

Como será depender totalmente de Deus? Por mais que o homem tente por seu conhecimento ou força, se não estive dentro daquilo que a Bíblia Sagrada diz, estará indo em direção errada. Neste texto, Jesus está chegando ao final do sermão da montanha. Jesus já havia falado  do  divórcio, do julgamento ao próximo, da ajuda aos necessitados, do jejum; ensinou os discípulos como se deve orar, e nesta parte do sermão, Jesus chega ao ponto mais alto que o cristão pode alcançar: “Depender totalmente de Deus.”
Quando o cristão depende inteiramente de Deus, a sua palavra, a palavra de Deus,  será viva dentro dele.
O que o texto bíblico nos traz, não é de um Deus que deseja que seus filhos fiquem parados esperando que ele faça tudo; mas que possa ter, com ele, uma relação íntima de pai pra filho.

A ESTRATÉGIA DA DEPENDÊNCIA
1.       PEDIR
Quando Jesus diz que devemos pedir, não significa que Deus não saiba o que precisamos, veja o que Jesus também fala: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois,  a eles; porque Deus, o vosso pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lhos peçais.” (Mateus 6:7-8). Mas ele deixa claro que estará sempre pronto para nos atender.  “E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.” Mateus 21:22. O que Jesus deixa bem claro para nós também é que as portas dos céus estarão sempre abertas para seus filhos.  Veja o que o Ap. Pero fala: “Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas.” 1ª Pedro 3:12.

2.       BUSCAR
O buscar nos dá a certeza que jamais seremos abandonados. Todas as vezes que o buscarmos o encontraremos de braços abertos, e nos tratará com muito, muito amor. É só lembrar-se da parábola do filho pródigo (Lucas 15:11-32). Deus jamais abandonará aquele que o buscar. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Isaías 29:13

3.       BATER
Quanto a isto, temos a certeza de que aquele que bate a porta lhe será aberta. Isto é, se estivermos dispostos a depender de Deus, nunca seremos decepcionados. Mesmo que aparentemente, a derrota esteja batendo em nossa porta. “O Ap. Paulo escrevendo à igreja que se encontrava em Corinto, disse: Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.” 2ª Coríntios 4:17.
O mundo ensina que quanto mais maduro, mais independente; mas para o cristão, quanto mais maduro, mais dependente de Deus.  “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2.


O PROPÓSITO DA DEPENDÊNCIA

1.       SER SUBMISSO A VONTADE DE DEUS
Ser dependente de Deus nos leva a enxergá-lo como o pai é para o filho. Como filhos de Deus que somos, além de dependermos dele, devemos ser submissos.
Viver sua vida sem submissão a Deus é suicídio. Submeter-se a Deus é buscar um equilíbrio da nossa vida com os propósitos de Deus; fazendo, dessa forma, a vontade de Deus.

2.       EXPERIMENTAR A BONDADE DE DEUS
Sendo obediente e dependente de Deus, vamos experimentar a sua bondade, como de um pai como ele é. Ele jamais nos conduzirá por caminhos de derrotas. Ele fez, ele faz e fará, sempre, o melhor para nós, ele nunca falha. Se algo está dando errado, pode ser, pelo menos, por três motivos:
2.1. Não esperamos pelo tempo do Senhor
2.2. Pela nossa desobediência
2.3. Podemos estar sendo provados

3.       RECONHECER A PATERNIDADE DE DEUS
Do Éden até hoje Deus continua mostrando seu amor, como pai excelente que ele é.


O QUE APRENDEMOS COM ISSO???

1.       O AMOR QUE DEUS TEM POR NÓS
Ele deseja que façamos aos outros tudo que desejamos que fizessem conosco. “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.” Mateus 7:12


2.       A DEDICAÇÃO PATERNAL
Deus não apenas nos ama, mas se dedica 24hs por nós. “Mas ele lhes disse: Meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também.”


3.       SUA BONDADE PATERNAL
Deus não pode praticar o mal, por isso tudo que ele faz é bom, perfeito e agradável; pois isso faz parte de sua natureza divina. Deus é amor.


Quanto mais dependente de Deus, mais maduro o cristão é. Nossa dependência de Deus nos garante a sua dedicação em nosso favor, ele jamais nos decepcionará.


Pr. Samuel Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário