quinta-feira, 27 de outubro de 2011

R$ 4,2 milhões, por baixa qualidade!!!

TIM é obrigada a pagar multa de R$ 4,2 milhões por baixa qualidade
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
26/10/2011 | 08h30 | Telefonia




Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, conforme publicação no Diário Oficial da União dessa terça-feira, que a operadora de telefonia TIM pague R$ 4,23 milhões por não alcançar “as metas de qualidade estabelecidas, em descumprimento ao disposto na regulamentação aplicável ao setor”.

Enquanto isso, a ação civil pública ajuizada em Minas Gerais a pedido da Associação Brasileira de Consumidores (ABC), em julho, está suspensa. O objetivo da ABC era, a exemplo do que já ocorreu no Rio Grande do Norte e no Ceará, impedir a operadora de comercializar novas linhas enquanto não comprovar a instalação de maior capacidade de rede para dar conta da demanda no estado. Inflada com promoções que prometem ligações ilimitadas a preços fixos, sem cobrança por minutos, a base de clientes da operadora liderou, no primeiro semestre, o ranking de reclamações da Anatel.

Segundo o assessor jurídico do deputado Délio Malheiros, representante da ABC, Fernando Fornale, a petição conjunta para a suspensão do processo por 30 dias veio a partir de contato da operadora: “Nos procuraram pedindo para negociarmos, uma vez que estavam dispostos a anunciar grandes investimentos em rede no estado. Se isso não acontecer até o fim do prazo, voltaremos a pedir que a juíza analise o pedido anterior”. Entre os argumentos usados na defesa da operadora no processo, estava o questionamento da legitimidade da Anatel sobre o julgamento das reclamações dos consumidores.
Fora de área
Debaixo do anúncio dos planos ilimitados, flagrantes de insatisfação são constantes. “Agora há pouco, meu telefone estava sem sinal, aqui mesmo, na Rua Sergipe com Fernandes Tourinho. É uma região onde sempre há sinal, normalmente. Mas é assim; do nada, desaparece. E isso acontece várias vezes ao dia”, queixa-se o advogado Kassim Raslan. Ele conta que tem percebido inconstância no sinal no último ano, com conversas interrompidas, forçando o cliente a executar nova chamada, a partir das ligações frustradas.

A aeronauta Daniela Ferraz define o serviço de atendimento ao consumidor, operado pelo telemarketing da empresa, como teste para quem tem “paciência de Jó”. Cliente há anos, conta que poucas foram as vezes em que conseguiu resolver alguma questão, via serviço de atendimento ao consumidor (SAC), na primeira tentativa. “Normalmente gasto aí umas três ligações, porque o sistema fica lento, eles transferem a ligação de atendente para atendente e, com isso, o serviço é muito demorado.”

A Anatel não detalhou os termos da qualidade insuficiente na prestação de serviços. A Tim, em nota, respondeu que “a multa aplicada – com pagamento realizado em setembro de 2011 – é referente aos serviços prestados de outubro de 2005 a setembro de 2006, avaliados pelo Plano Geral de Metas de Qualidade da Anatel. A companhia reitera que vem apresentando melhoras expressivas nos indicadores de qualidade do órgão, alcançando, desde agosto de 2010, 100% das metas de atendimento e de rede, em 17 dos últimos 21 meses”.

Sobre a ação civil, a operadora italiana confirmou a suspensão conjunta para negociação e acrescentou que “em 2011 estão sendo investidos R$ 100 milhões para incremento da cobertura de rede em Minas Gerais. O plano de ampliação elevará em 30% a planta instalada da empresa, proporcionando, com isso, um aumento da capacidade da rede de voz e dados na região.”
Do Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário