Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Rm 12:1
Será que perdemos o sentido do culto? Será que estamos cultuando ou assistindo o culto.
O Ap. Paulo nos ensina que tudo que venhamos a fazer, façamos para glória de Deus. Consequentemente o nosso culto deve ser em primeiro lugar a nossa entrega total a Deus. Pois não estaremos sendo corretos com Ele se isso não acontecer. O culto começa quando me acordo. Entregando ali, muitas vezes ainda deitado, tudo o que sou, o que penso, o que vou fazer, o meu dia totalmente em suas mãos, sem esquecer-se de propagar o que Deus é.
Porque não devemos prestar culto por aquilo que Ele faz, mas pelo que Ele é.
Na realidade o culto é algo que, espontaneamente, sai do coração do homem para Deus, em louvor, honra, reconhecimento de sua grandeza e glória, e sem esquecer-se de dar graças a Ele por tudo, pois nada sem Ele existiria.
O culto é individual e coletivo. Como assim? Talvez você esteja perguntando.
O culto individual, como já falamos, começa ao acordar. A minha vida tem que ser uma vida de adoração, ou seja, um culto eterno ao Senhor. Os meus pensamentos, minhas atitudes, minhas palavras, tudo deve ser para glória de Deus; pois não devemos entristecer o Espírito Santo (Ef 4:30). Eu devo ter sempre em minha mente e em meu coração o desejo de agradar a Deus e jamais entristecê-lo, pois tudo o que tenho e sou foi Ele quem me deu. Eu tenho uma eterna dívida de gratidão com meu Deus.
Certa vez uma mulher samaritana disse a Jesus Cristo: Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. (Jo 4:20)
E Jesus Cristo lhe disse: Mulher, crê-me que à hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Jo 4:21, 23 e 24)
E quando Jesus Cristo fala que adorarão em espírito e em verdade, é porque existem aqueles que não adoram em espírito, e na realidade são adoradores falsos.
Dessa forma entendemos que a adoração é individual, começa dentro de nós, o Espírito Santo nos impulsiona a adorá-lo com todas as nossas forças, com toda nossa alegria, com toda sinceridade.
O culto coletivo ocorre quando os santos se reúnem em algum lugar, muitas vezes em um templo, para prestar culto ao Senhor; através dos louvores, salmos, leitura e ministração de sua palavra. Devemos lembrar que o culto não se assiste, ou melhor, só é um que assiste: DEUS. Não nos reunimos para assistir culto, mas para prestar culto. Por isso não entendo quando alguém sai da igreja e diz que não gostou do culto; essa pessoa pode até não gostar do culto, mas do culto que ela prestou a Deus.
Não devemos, amados, em hipótese alguma, realizar um culto para angariar ofertas para nada dentro da igreja. O culto é para Deus e só pra Ele.
Adoração é um estilo de vida, portanto escolha viver adorando aquele que vive eternamente, Jesus Cristo, o filho do Deus vivo.
Abraços a todos, fiquem na paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário